O Ministério da Cultura lança hoje um novo programa de fomento para a produção independente e a formação técnica e artística dos produtores de audiovisual no País. O Programa Olhar Brasil, com recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, será um edital público para a criação de Núcleos de Produção Digital, que se constituirão em espaços de criação e reflexão de conteúdos cinematográficos regionais.
Segundo a letter Tela Viva News, trata-se de uma ação da política de descentralização da produção audiovisual, que deve fomentar a produção independente por meio do fornecimento gratuito de equipamentos e serviços na área digital. Além disso, segundo o MinC, serão concebidos programas de formação e atualização profissionais. O Olhar Brasil será apresentado pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna, em Recife, durante o Cine PE Festival do Audiovisual.
O período de inscrições para recebimento de propostas para o edital público vai de 1º de maio a 31 de julho de 2005. O edital prevê uma ação conjunta entre a Secretaria do Audiovisual do MinC e de órgãos públicos regionais.

