Na internet, comunicadores repercutem resposta de Eduardo Leite no Atualidades Pampa

Governador participou ao vivo da atração da Rede Pampa ontem à noite

Governador Eduardo Leite no programa Atualidades Pampa - Reprodução/TV Pampa

Na última quarta-feira, 6, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou do Atualidades Pampa, por meio de videoconferência. Em determinado momento, a advogada Roberta Coltro, uma das integrantes da bancada da atração da Rede Pampa, ao questionar como seriam recuperados os empregos perdidos durante a pandemia, destacou que as medidas de isolamento adotadas pelo Estado são "tiranas". O político, então, respondeu à comunicadora, afirmando respeitar a decepção da mesma, mas lamentando "a sua ignorância e o seu desprezo pela vida humana".

Ao final da resposta de Leite, a apresentadora do Atualidades Pampa, Magda Beatriz, afirmou que a fala de Roberta não representa a opinião do programa. No Twitter, o posicionamento do governador, rapidamente, virou um dos assuntos mais comentados do Brasil. Os termos 'Eduardo Leite' e 'ignorância' figuraram nos Trending Topics da rede social, com diversos vídeos que passaram das 500 mil visualizações.

Coletiva.net separou algumas reações de comunicadores sobre o episódio. Confira:

"O discurso da debatedora que tomou a invertida do governador Eduardo Leite é a síntese de um filão de muito sucesso no rádio e na TV do RS. Gente que joga ideologia pro ar como se fosse ciência, não aceita o contraditório e, quase sempre, expõe os piores preconceitos", escreveu o repórter da rádio Guaíba Gustavo Chagas, no Twitter.

"A resposta precisa (e necessária) do governador

Prefiro ignorar programas de rádio ou de televisão em que inexiste o contraditório. Sou contrário a flexibilização do distanciamento social, atual fase das medidas de confinamento adotadas no Rio Grande do Sul. Elogiei as medidas inicialmente adotadas pelo governador Eduardo Leite e pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. Quando começaram a ceder às pressões do empresariado, passei a criticá-los. Agora, considero lamentável a tentativa de constrangimento ocorrida no Atualidades Pampa. A pergunta feita ao governador é uma opinião. Não se trata de um questionamento: "Por favor, como o senhor vai trazer de volta esses empregos, essa oportunidade, essa dignidade, que o senhor, lamentavelmente, nos retirou de uma forma, no meu ponto de vista, tirana?". Nem entremos na ética. Fiquemos apenas na técnica. Em que manual de jornalismo está prevista a possibilidade de se construir uma pergunta na qual o entrevistador transforma-se em debatedor? Leite, um sujeito educado, nem se deu ao trabalho de perder a calma: "Eu respeito a sua decepção. Não tenho a aspiração de agradar a todos. E lamento a sua ignorância e o seu desprezo pela vida... Ignorância, porque ignora o que está acontecendo no mundo. Está acontecendo inclusive no Brasil.". Considero também muito inadequado o texto usado nesse trecho da entrevista: "Leite explica como pretende solucionar desemprego gerado pela pandemia". Uma resposta nesse sentido até pode partir das autoridades. Mas e as empresas? Não se planejaram para a crise? Agora, demitem e o Estado é que precisa solucionar sozinho o problema?", ressaltou o professor Luiz Artur Ferraretto, em sua conta no Facebook.

"Irretocável, Eduardo Leite", afirmou, no Twitter, Rodrigo Capelo, repórter do Globo Esporte e comentarista do SporTV.

"Os 2º e 3º lugares dos trend topics falam do governador Eduardo Leite, que durante uma entrevista à TV, 'lamentou a ignorância da apresentadora'. Estão interpretando que ele chamou a moça de ignorante, quando na verdade ele explicou na mesma fala que ignorância é desconhecimento. Na verdade, muita gente não entende o sentido da palavra ignorante ou ignorância, achando que é pejorativo ou ofensa. Ignorante é o que ignora, quem não sabe ou quem não tem conhecimento ou informação...", destacou o jornalista e palestrante Renato Martins, no Twitter.

"Oh, Eduardo Leite... É um golaço atrás do outro, hein?", pontuou Fernando Puhlmann, da Cuentos y Circo, em sua conta no Twitter.

"Se continuar assim, o governador Eduardo Leite será o primeiro reeleito ao cargo no RS", manifestou-se o comunicador Arthur Gubert, no Twitter.

"De um lado, a moça da Pampa. De outro, William Bonner. Esse discurso foi pesado e necessário. Brasileiros que querem o "direito de ir e vir" acham que isso lhes é tirado em troca de 'tirania' ou 'mimimi'. São dois Brumadinhos por dia neste país", afirmou Carlos Guimarães, da rádio Guaíba, no Twitter, também referindo-se ao discurso de William Bonner, no Jornal Nacional, que lamentou as mortes de brasileiros.

"A opinadora da Rede Pampa que tomou uma invertida do governador Eduardo Leite escolheu o pior dia possível para mostrar toda a insensibilidade de sua cabeça de planilha. 10 mil novos infectados... Mais de 600 mortos. Postura desprezível que acabou escancarada para todo o Brasil", destacou Guilherme Macalossi, da Gazeta do Povo e da RDC TV, no Twitter.

"Assisti duas entrevistas do governador Eduardo Leite, no Sala de Redação e no Atualidades Pampa. Foi prensado ao extremo. Parabéns por sua postura; não  pipocou, não tergiversou e foi duro com inteligência quando preciso. Só isso espera-se de pessoas públicas. Civilidade, mesmo sob pressão", enfatizou, no Twitter, Rodrigo Giacomet.

"Humilhação ao vivo. 'Eu lamento a sua ignorância e desprezo pela vida humana'. Governador gaúcho Eduardo Leite à comunicadora da TV Pampa de Porto Alegre Roberta Coltro, bolsonarista radical e crítica ferrenha do distanciamento social", pontuou Alexandre Aguiar, do jornal NH, no Twitter.

Em seu blog, José Luiz Prévidi escreveu: "Coitada da Roberta Coltro - Ela tem recebido muitos elogios pelas suas participações no Atualidades Pampa. Como os demais advogados que participam do programa, ela é uma boa advogada. Aí ela chama o governador Dudu de tirano e deve ter achado que ele ficaria quietinho. Que nada, o pelotense pegou pedrinhas semi-preciosas do bolso e tascou na doutora. Ignorante foi um dos elogios feitos por ele. Claro que faltou estrada para a Roberta. Será que achou que ia desancar o pau no cara e ele iria gostar?"

Coletiva.net solicitou posicionamento da Rede Pampa, que respondeu com uma nota assinada por Alexandre Gadret, presidente do grupo de comunicação:

"A Rede Pampa de Comunicação reitera seu compromisso com a informação e a promoção de debates democráticos sobre os principais assuntos que afetam a sociedade, sem fazer qualquer tipo de censura aos seus comunicadores. O diálogo se faz necessário para compreender o atual cenário.

A Rede Pampa reforça sua posição de consideração e respeito a todas as pessoas, incluindo as autoridades, tradição esta evidenciada há quase 50 anos, e reitera o respeito pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, especialmente pela maneira correta como tem tratado a imprensa em um momento em que o governo está tendo o infortúnio de enfrentar uma grande crise econômica, além da maior seca dos últimos 10 anos no Estado e de uma pandemia mundial como jamais imaginaríamos, o Coronavírus."

O portal também pediu um posicionamento ao Governo do Estado, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

Confira o vídeo do momento, publicado pelo canal Televisão no RS:

 

Comentários