Na Meta, IA se encarregará da avaliação de conteúdo de risco

De acordo com a National Public Radio, documentos vazados da big tech indicam que até 90% das avaliações serão automatizadas

03/06/2025 14:00
Na Meta, IA se encarregará da avaliação de conteúdo de risco /Crédito: Reprodução

A Meta pretende utilizar inteligência artificial (IA) para automatizar avaliações de risco em suas plataformas, incluindo Instagram e Facebook. As informações constam em documentos obtidos pela publicação norte-americana National Public Radio (NPR). De acordo com os registros, a empresa projeta automatizar até 90% dessas análises, com foco em segurança da própria IA, identificação da presença de adolescentes nas redes e avaliação de conteúdos classificados como violentos ou falsos. 

A diretriz deve acelerar ajustes em algoritmos, implementação de recursos e definição de regras para compartilhamento. Com menor dependência de revisores humanos, a Meta espera tornar o processo mais ágil e operacional. No entanto, conforme depoimento de um ex-funcionário à NPR, sob condição de anonimato, a mudança pode afetar o nível de rigor nas análises e reduzir possibilidades de contestação.

Na prática, colaboradores preenchem um formulário sobre o produto, e a IA fica encarregada da análise de risco e liberação do serviço de forma instantânea. Então, cabe à equipe de produto a checagem sobre o cumprimento dos requisitos apontados pela tecnologia. Apesar disso, a conferência por humanos não deverá ser padrão como acontecia antes segundo os procedimentos da big tech.

A reportagem de Meio & Mensagem entrou em contato com a Meta no Brasil e obteve a seguinte resposta: ?Nós investimos mais de US$ 8 bilhões em nosso programa de privacidade, integrando a avaliação e a mitigação de riscos no desenvolvimento de produtos. Conforme os riscos evoluem e nosso programa se desenvolve, aprimoramos nossos processos para melhor identificar os riscos, simplificar a tomada de decisões e melhorar a experiência das pessoas. 

Nós usamos tecnologia para tornar as decisões de baixo risco mais consistentes e previsíveis e contamos com a expertise humana para avaliações criteriosas e supervisão de questões novas ou complexas. Nos comprometemos a entregar produtos inovadores, enquanto cumprimos nossas obrigações regulatórias?.