Notícias

Narrador Adriano Garcia realiza vaquinha on-line para compra de órtese

Aparelho que o comunicador utilizava deixou de ser produzido, o que impossibilitou a manutenção necessária

Narrador e coordenador da rádio Galera Web, Adriano Garcia lançou uma vaquinha on-line para custear o valor da compra de uma nova órtese para a perna esquerda. Portador de poliomielite, o comunicador explicou para Coletiva.net que procurou outras alternativas, como a manutenção do equipamento junto à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), mas foi informado que o aparelho que usava não era mais fabricado e nem suas peças, o que impossibilitou o conserto. Os interessados podem colaborar a partir do link.

Com isso, a única saída restante foi a compra de uma nova órtese, o que se faz necessário, pois com o aparelho atual – desgastado pelo uso – não consegue caminhar grandes distâncias, o que o atrapalha na realização do trabalho cotidiano. “É difícil, para mim, ir até os centros de treinamentos dos clubes, por exemplo”, pontuou. O equipamento em bom estado possibilita que ele consiga manter a perna esquerda reta e, assim, caminhar com maior facilidade. 

Por conta disso, Adriano busca angariar R$ 36 mil, que servirão para, além da compra da órtese, que tem um alto custo, pagar a taxa de hospedagem da vaquinha no site e subsidiar possíveis sessões de fisioterapia que seriam necessárias para a adaptação ao novo equipamento. “Infelizmente, não temos quase nenhum programa social que facilite a aquisição do aparelho, que pode custar o mesmo que um carro seminovo, e também não existem financiamentos. O que sobra é fazer um empréstimo com juros exorbitantes ou alguma ação social como essa”, explicou. 

Poliomielite

Diagnosticado com poliomielite aos dois anos, por não ter completado o ciclo vacinal contra a doença devido a outras complicações de saúde pontuais, Adriano só conseguiu voltar a andar aos quatro anos. “Eu apenas engatinhava ou me arrastava. Só pude caminhar novamente depois de tratamentos à base de massagens, mas fazia isso puxando a perna, colocando a mão para apoiar e com muita dificuldade”, relembrou. 

Naquele período, ele e sua família, que são de Ponta Grossa, no Paraná, mudaram-se para Curitiba, onde procuraram a ajuda de um ortopedista. A partir disso, o comunicador precisou fazer nove cirurgias, inclusive na perna direita, que sofreu anos de desgaste por compensar o membro inferior esquerdo, e desde os sete anos de idade utiliza órteses. 

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.