Notícias

Neurocientista Andre Palmini fala sobre mente humana

A palestra “Como a mente humana toma decisões” foi uma das mais esperadas do dia

Mauro Dorfmann, presidente do festival e um dos maiores entusiastas do tema da palestra, chamou o painelista Andre Palmini, neurocientista e coordenador de Projetos Científicos do Instituto do Cérebro da Pucrs, para iniciar fala sobre ‘Como a mente humana toma decisões’, uma das mais aguardadas desta quinta-feira, 6.

Andre Palmini explicou que todas as decisões tomadas pela mente humana tem como base experiências anteriores. Para deixar claro como isso funciona, utilizou duas simbologias. Primeiro, a foto de uma gaita, e segundo, a de uma bola de cristal. A primeira imagem representa a mente humana e seus processos. O movimento que o gaiteiro faz com o fole de um lado para o outro representa a mente humana voltando ao passado e indo para o futuro. Segundo ele, a bola de cristal, por sua vez, é a representação de uma função natural do nosso cérebro que nos permite antever nosso futuro, através do lobo central. Portanto, para Andre, a vidente é apenas aquela que antecipa um trabalho que já é do cérebro.

Com base nisso, o neurocientista explicou: “Toda e qualquer tomada de decisão de um ser humano deveria ser embasada em suas decisões passadas, pois através do lobo central é possível vermos que consequências ações semelhantes tiveram no passado e se vale a pena agir da mesma forma novamente”. Andre complementou sua fala explicando o conceito de EPS: o GPS Emocional, que tem origem em uma teoria que caracteriza as emoções básicas que o ser humano sente que remetem à tristeza, alegria, medo e excitação, e que o alertam para sua tomada de decisões.

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.