No ar: 'Memórias RS' estreia em Coletiva.tv

Renato Dornelles é convidado a relembrar a cobertura do 'Caso Melara' em episódio piloto do programa

'Memórias RS' resgata fatos marcantes da história gaúcha pela perspectiva da imprensa - Reprodução

O ano era 1994, o Brasil se preparava para as quartas de final da Copa do Mundo, contra a Holanda. Jogo, esse, que hoje é lembrado como parte do caminho da Seleção Brasileira para a conquista do tetra mundial, nos Estados Unidos. Ao sul do continente, no entanto, a tensão pela partida era substituída pelo nervosismo em relação ao motim que se iniciava entre presos do Presídio Central. No dia 8 de julho, um táxi com três apenados e três reféns invadia o Hotel Plaza São Rafael no Centro da Capital Gaúcha: era o 'Caso Melara' acontecendo. 

Vinte e oito anos e alguns meses depois, o ocorrido é relembrado no primeiro episódio da série 'Memórias RS', que inaugura o Coletiva.tv. O programa, com periodicidade mensal, dedica-se a resgatar grandes acontecimentos da história do Rio Grande do Sul sob o olhar da imprensa. Renato Dornelles, jornalista que trabalhou mais de 30 anos no Grupo RBS é o convidado de Márcia Dihl,para relembrar a cobertura histórica daquela noite. O papo, que durou quase uma hora, ainda contou com a participação de Cris Finger e de Oziris Marins, profissionais de imprensa que acompanharam o caso in loco.

A âncora do programa, também participou da produção do capítulo e conversou com Coletiva.net. "É um caso muito difícil. Nós tínhamos muitas informações para juntar, era muito complexo. Eu tive que estudar muito,aprofundar-me com vídeos, matérias", disse Márcia sobre o processo de criação do piloto. Ela ainda falou que contou com sua própria memória, já que lembra de alguns fatos, pois à época tinha 12 anos. "Era uma tensão na cidade, que estava vazia, pelo medo de o Melara estar nas ruas", completou. 

Ela ainda explicou que receber Renato para esta entrevista "é um bônus, porque é uma pessoa que domina totalmente o assunto e tem propriedade para falar". O jornalista declarou ser uma responsabilidade participar da estreia da série. "É um grande prazer estar aqui nesta novidade do Coletiva", disse.

Márcia ainda falou sobre a oportunidade de liderar o 'Memórias RS'. "É uma honra estar à frente deste projeto, deste canal, que é um produto novo no mercado gaúcho. Podemos dar voz a quem já tem, mas de outra forma, contando os bastidores." A profissional também revelou que parte da escolha do seu nome para a posição foi por ser uma pessoa "desenvolta", por já ter trabalhado em televisão. 

 

Acompanhe logo abaixo o primeiro episódio do 'Memórias RS':

Comentários