Os ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações assinaram, na semana passada, oito convênios, no valor conjunto de R$ 14,5 milhões, para financiar projetos que visam à criação de um modelo brasileiro de TV Digital. Mais oito projetos, que juntos irão receber R$ 14,9 milhões, estão em fase final de contratação. Até o final deste mês, devem ser assinados outros cinco, com investimentos de cerca de R$ 7 milhões. O montante de recursos, que ultrapassa R$ 36 milhões, tem origem no Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), que faz parte do orçamento do Ministério das Comunicações e é operado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
“Enquanto os padrões de TV Digital de outros países são essencialmente comerciais, o padrão brasileiro estará voltado para a inclusão digital — o que inclui, por exemplo, aplicações em saúde e educação à distância. Essa será a grande diferença do sistema brasileiro e é o que justifica os investimentos que estamos fazendo”, explica André de Castro Pereira Nunes, analista de projetos da Finep e responsável pela execução das Chamadas Públicas de TV Digital. Ele destaca ainda que a criação do Sistema Brasileiro de TV Digital envolve a atuação conjunta de 10 ministérios.

