Novembro Negro no Musecom promove oficina de bonecas Abayomi e programação especial

Iniciativa a ser realizada no Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa ocorrerá nesta quarta-feira

Oficina busca aprofundar saberes e ensinar aos participantes a confeccionar as próprias bonecas - Crédito: Divulgação

O Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (Musecom) (Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico), instituição da Secretaria de Cultura (Sedac), realizará nesta quarta-feira, 12, às 10h, mais uma edição da oficina de confecção de bonecas Abayomi. A atividade é gratuita e com inscrições via Sympla. A iniciativa faz parte da programação do Novembro Negro da instituição.

A oportunidade é organizada pelo Núcleo Educativo do museu, em parceria com a mestre Dona Lúcia. A ação propõe uma imersão na cultura popular e na negritude, por meio da experimentação de técnicas artísticas e artesanais da confecção das bonecas de pano Abayomi, um símbolo de resistência histórica e cultural. Na oficina, além de aprofundar esses saberes, os participantes serão ensinados a confeccionar as próprias bonecas.

A programação do Novembro Negro do MuseCom também inclui o 'II Seminário do Programa de Museus Antirracistas', em 13 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; a roda de conversa 'Trajetórias Negras na Comunicação do Rio Grande do Sul', marcada para 19 de novembro, no espaço Talk do museu. Na programação também há a mostra 'MuseCom Presença Negra', que ocorrerá a partir do dia 21 no hall de entrada da instituição.

Sobre o Novembro Negro

Em 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra e, para marcar a data, as instituições da Sedac prepararam uma programação especial para o mês. Oficinas, rodas de conversa, intervenções, exposições e espetáculos de música e teatro estão entre as atividades promovidas pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS), Biblioteca Pública do Estado (BPE), Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Multipalco Eva Sopher, MuseCom e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

Comentários