O editor Arthur Sulzberger, do jornal The New York Times, afirmou em entrevista ao jornal israelense Haaretz, que não tem certeza que a publicação continuará a ser impressa daqui a cinco anos, devido à concorrência da Internet. Ele explicou as perspectivas da editora, que há quatro anos tem contas no vermelho, como o prejuízo de US$ 570 milhões do jornal Boston Globe (publicado pelo NWT), na semana passada.
Sulzberger não demonstrou preocupação com o fato, ao avaliar que o fundamental é se concentrar no melhor modo de operar a transição da folha impressa à Internet: “A internet é um lugar maravilhoso e, nesse terreno, estamos à frente de todos”, comenta. A edição online do NYT passou a registrar 1,5 milhão de acessos por dia, enquanto o número de assinantes da edição impressa é de 1,1 milhão.
O importante agora, segundo Sulzberger, será rever as relações com os profissionais, com o desafio da manutenção de cotas de publicidade e as conseqüentes pressões dos anunciantes, além da “concorrência da informação capilar, incontrolável, global e gratuita dos blogs, e a adequação a novas plataformas tecnológicas usadas para veicular notícias”, define.

