O programa Observatório da Imprensa, produzido pela TVE Brasil e retransmitido pela TVE gaúcha, vai debater nesta terça-feira o comportamento da mídia nos episódios que culminaram com a renúncia e o afastamento do então presidente da República, Fernando Collor. O gancho do programa está na volta de Collor ao cenário político. No plenário, o ex-presidente afirmou que seu impeachment foi uma “grande farsa”. Dos vários personagens da política envolvidos na época, apenas o senador Pedro Simon e o deputado federal Ibsen Pinheiro, então presidente da Câmara, responderam em discurso.
A imprensa, como grande protagonista, sendo responsável pelas primeiras denúncias e investigações, reagiu apenas pontualmente. O programa irá analisar o silêncio da mídia diante da absolvição de Collor pelo STF no Senado. Mesma mídia que, em 1992, o levou à renúncia em 1994 e que não responde às acusações do atual senador Fernando Collor de Mello de que ela não tinha provas contra ele durante o processo na CPMI. O Observatório da Imprensa tem apresentação de Alberto Dines e Claudia Tisato e vai ao ar às 22h40min.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial