Padrinho realiza assessoria de Comunicação do SMVC pelo quinto ano

Diretora de Conteúdo e Relacionamento da agência, Alexandra Zanela também é responsável pela curadoria dos filmes

14/09/2023 16:00
Padrinho realiza assessoria de Comunicação do SMVC pelo quinto ano /Crédito: Divulgação SMVC

De forma voluntária, a Padrinho Conteúdo e Assessoria assumiu, pelo quinto ano seguido, a responsabilidade pela assessoria de Comunicação do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Além disso, a diretora de Conteúdo e Relacionamento da agência, Alexandra Zanela, também é curadora do evento. Ela realiza esse trabalho ao lado do diretor de Cinema Luiz Alberto Cassol, da Filmes de Junho, e do designer Luciano do Monte Ribas, da IdeiaAção Design e Planejamento. 

Na sua 16ª edição, o SMVC ocorre entre 21 e 23 de setembro, no Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n - bairro Centro). Com o tema 'O tempo não para', o objetivo deste ano é gerar reflexão em torno das mudanças ocorridas no segmento e na sociedade como um todo. Na Mostra Nacional, participarão 14 filmes de seis estados, enquanto outras cinco produções serão exibidas na Mostra Sinprosm de Curtas-metragens de Santa Maria e Região. 

Formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cidade onde iniciou sua carreira, Alexandra afirma que se sente na ?obrigação? de devolver um pouco do que a instituição de ensino e o município lhe deram. ?Faço esta assessoria com muito prazer. Não são muitos os festivais que se mantêm vivos por 20 anos?, comenta.

Santa Maria Vídeo e Cinema

O SMVC nasceu em 2002 com o objetivo de ser um festival democrático para valorizar a produção audiovisual local e nacional, além de proporcionar um convite à comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016.

Por fim, em 2017, a iniciativa foi retomada com uma retrospectiva de sua trajetória. Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 - quando o festival passou a figurar no calendário oficial de eventos do Estado do Rio Grande do Sul -, sua realização ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.