O painel 'Atraindo Investimento em Deep Tech na América Latina' reuniu as lideranças nas áreas de inovação de quatro universidades do Brasil: Renato Lopes, diretor da Inova Unicamp; Gustavo Robichez, diretor de Parcerias e Inovação da PUC-Rio; Raul Gonzalez Lima, pró-reitor adjunto de Inovação na USP; e Jorge Audy, superintendente em Inovação e Desenvolvimento na PUCRS. O tema da conversa foi o cenário do mercado de investimento em startups no continente latino-americano dentro do universo acadêmico. O encontro aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 11, no último dia de 'South Summit Brazil' 2025.
Apesar das deep techs estarem dominando a indústria de inovação, trazer capital de investimento para dentro da América Latina é um obstáculo a ser superado pelo setor e também pelas universidades. ?Na América Latina, nós temos 878 profissionais da STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 77% estão no Brasil. Destes, 80% estão vinculados a uma universidade. Então se a gente não liberar eles para o empreendedorismo, as startups de Deep Tech não têm chance?, diz Raúl González.
O foco dos polos de tecnologia dentro de universidades vem sendo criar estratégias para atrair financiamento para os projetos. Porém, segundo Renato Lopes, o horizonte está em mudança. ?As deep techs precisam de mais paciência, tempo para dar retorno, mas elas resolvem um problema. Com a deep tech, existe um risco tecnológico maior, mas um risco de mercado menor. Existe essa tempestade perfeita se formando e a Unicamp vem tentando atrair investidores?, afirma Lopes.
Outro assunto debatido pelos participantes é o papel da formação do conhecimento das universidades. Gustavo Robichez destaca que ?a formação em empreendedorismo é fundamental?. ?Nós temos a responsabilidade de que esse conhecimento se torne benéfico para a sociedade?, conclui Renato Lopes.
Esta matéria foi produzida por Lucas Azeredo, aluno do curso de Jornalismo da Famecos.
O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.