Para se adequar à crise, Grupo RBS adota medidas econômicas e demite funcionários

Coletiva.net apurou o desligamento de, ao menos, 20 profissionais da empresa

Grupo RBS - Reprodução

Esta sexta-feira, 24, foi marcada por uma série de movimentações no Grupo RBS. Por conta da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a empresa midiática está adotando medidas econômicas e realizando readequações em seu quadro de funcionários, uma vez que os investimentos de publicidade caíram bruscamente neste período e pouco ainda se sabe dos próximos meses.

Coletiva.net apurou que 20 colaboradores do grupo midiático foram demitidos. Entre eles, estão profissionais com vários anos de casa e de destaque em suas áreas, como Guacira Merlin, repórter da RBS TV; Felipe Daroit, da rádio Gaúcha; Iotti, cartunista de Zero Hora e Pioneiro; José Luís Costa, integrante do Grupo de Investigação (GDI), de ZH; Rafael Cechin, editor-chefe de Esportes da rádio Gaúcha; Flávia Requião, colunista social de GaúchaZH; Márcio Chagas, comentarista esportivo da RBS TV; Tadeu Vilani, fotógrafo de ZH; e Rosane Tremea, editora e colunista de ZH.

Procurada pelo portal, Guacira contou que foi pega de surpresa com a notícia de seu desligamento, ainda mais em um período tão delicado como o atual. Com 20 anos de casa, ela afirmou que o processo de sua demissão foi objetivo: "Não houve uma justificativa clara. Disseram que estão fazendo uma readequação", resumiu.

Ao Coletiva.net, o Grupo RBS se pronunciou da seguinte forma: "A pandemia do coronavírus gerou uma crise mundial de proporções inéditas na história recente. A RBS, assim como grande parte das empresas do Rio Grande do Sul, também está sofrendo seus impactos econômicos. Para minimizá-los, a empresa está adaptando sua operação ao momento atual e para estar preparada frente a um cenário ainda incerto. Todas as decisões têm como objetivo principal manter a sustentabilidade do seu propósito no longo prazo".

A empresa ainda ressaltou ao portal que medidas econômicas estão sendo adotadas conforme necessidade de cada setor e não de forma única, como redução de salários e ajustes na jornada de trabalho dos colaboradores, conforme a demanda de cada área. No caso destas decisões, a validade começará em 1º de maio. Os anúncios estão sendo feitos aos funcionários pelas suas lideranças ao longo do dia de hoje.

Comentários