O bairro Quartier– vida em evolução é a aposta das empresas Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia e Guapo Capital Group. Em Pelotas, o empreendimento lançado nesta terça-feira, 30, estará localizado em 30 hectares na continuação da avenida Dom Joaquim, a alguns minutos do centro da cidade. Durante a coletiva de imprensa, o projeto, que deverá movimentar mais de R$ 2 bilhões no mercado local, os envolvidos destacaram que a iniciativa deve envolver toda a cadeia produtiva da construção civil, a partir das obras de edificações, e gerar milhares de empregos diretos e indiretos nos próximos oito anos. Conforme apresentado neste dia, três conceitos formam os pilares do bairro Quartier: Green, Lifestyle e Smart.
O projeto, assinado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, é desenvolvido sob os conceitos do Novo Urbanismo e prioriza a ocupação inteligente e a qualidade de vida dos cidadãos. A mobilidade urbana também foi planejada, com ciclovias, previsão de transporte público limpo para atender o bairro, uma rua exclusiva para pedestres. Há também o conceito de walkability, onde a pessoa consegue resolver a maior parte de suas demandas a pé, com comércio de conveniência. O uso compartilhado da área entre prédios comerciais, residenciais e de serviços promove o senso de comunidade, conforme Jaime Lerner, em um local em que agrega espaços de convivência, playgrounds, fitness ao ar livre circundado.
O Parque Quartier, com mais de 10 hectares de área verde e de preservação, terá ainda lagos e piers, trilhas para caminhada, quadras poliesportivas e complexo de lazer público. Um mirante junto ao Boulevard Quartier oferecerá vista privilegiada de todo o bairro e suas áreas adjacentes. A previsão de início das obras é para 2014 e o término em 2017.


