Pesquisa aponta aumento do medo das pessoas na desinformação on-line

Conforme o estudo, mais de sete em cada 10 adultos apontaram as fake news da internet como a maior ameaça global

A percepção varia também de acordo com a faixa etária e a ideologia política - Crédito: Banco de Imagens/Canva

O Pew Research Center, centro de estudos sobre atitudes, questões e tendências, revelou, em sua mais recente pesquisa, que está aumentando o medo, das pessoas, na desinformação on-line. Conforme o estudo, mais de sete em cada 10 adultos, nos 25 países participantes, apontaram as fake news da internet como a maior ameaça global, em uma lista que conta com mudanças climáticas, situação econômica, terrorismo e doenças infecciosas. 

Conforme a pesquisa, 21% dos participantes entendem a desinformação como um risco secundário, enquanto 5% afirmaram que as  fake news não representam uma ameaça. Porém, para os brasileiros, as doenças infecciosas são vistas como um risco a ser mais temido.

O levantamento observa que, mesmo que o medo global sobre a desinformação on-line tenha se mantido estável, em relação à pesquisa realizada em 2022, houve aumentos em alguns países. A percepção varia também de acordo com a faixa etária e a ideologia política. Segundo o estudo, em muitas nações, adultos com 50 anos ou mais tendem a considerar as fake news mais preocupantes do que os jovens. Porém no Brasil, ocorre o oposto, com os mais jovens sentirem mais preocupação do que os mais velhos. A pesquisa completa pode ser conferida aqui.

Comentários