Pesquisa aponta que empresas destinam mais de 50% das verbas ao marketing digital

Dados são do estudo 'Tendências para o Marketing', realizado pela Adaction e Inflr

Dados da pesquisa 'Tendências para o Marketing' - Reprodução/Pixabay

O marketing digital e as campanhas com influenciadores correspondem a mais da metade das verbas destinadas à divulgação das empresas, conforme a pesquisa 'Tendências para o Marketing' da Adaction e Inflr. Realizado entre abril e junho deste ano, o levantamento apontou que 90% das empresas ampliaram os investimentos em marketing digital em detrimento de outros canais.

A pandemia de Covid-19 teria consolidado essa tendência virtual, já que retraiu as vendas físicas e forçou a migração rápida de formato. O estudo mostrou que, após a queda de 60% dos investimentos em marketing ocorrida em março, houve uma retomada em abril (+14%), maio (+17%) e junho (+14%), com quase o total deste incremento relacionado a campanhas via Internet.

"As empresas estão buscando através do marketing digital e uso de influenciadores novos canais para se conectarem com seus consumidores que ficaram distantes das lojas físicas durante a quarentena", explica o sócio da Adaction e diretor de novos negócios da Inflr, Thiago Cavalcante. Mas, também de acordo com a pesquisa, quem não investiu em ações via web, teve queda 20% maior das vendas no período mais crítico do isolamento.

Das verbas realocadas, o levantamento identificou que 37% foram voltadas para promoções de e-commerce; 27% para a divulgação de apps e soluções e o restante (36%) são de campanhas institucionais que visaram dar apoio à população durante o período da quarentena. A pesquisa ainda demonstrou que as marcas ampliaram significativamente as campanhas realizadas junto a influenciadores digitais, tendo aumento de 20% de inversões nesse tipo de ação.

"Uma boa campanha agrega soluções de inteligência artificial a influenciadores digitais. Nelas a tecnologia evita a superexposição e a sensação de que alguém está querendo tirar vantagem de um momento tão difícil para o país. Para isso, a inserção do influenciador deve ocorrer apenas no momento certo e com a mensagem corretamente adaptada a cada situação", explica Cavalcante.

Comentários