Pesquisa: atenção dedicada às redes sociais é maior do que a da televisão

Usuários de internet gastam, em média, 13 horas e 48 minutos por semana em redes sociais e vídeos curtos

08/08/2025 15:00 / Atualizado em 08/08/2025 13:53
Pesquisa: atenção dedicada às redes sociais é maior do que a da televisão /Crédito: Banco de Imagens/Canva

A atenção dedicada às redes sociais globalmente é maior do que a da televisão ultimamente, é o que diz o relatório 'Digital 2025 July Global Statshot', produzido pela We Are Social e Meltwater. Conforme o levantamento, usuários de internet gastam, em média, 13 horas e 48 minutos por semana em redes sociais e vídeos curtos, contra 10 horas e 15 minutos assistindo TV tradicional ou streaming, o que representa uma vantagem de 35% para os canais sociais na disputa pela atenção da audiência.

A pesquisa aponta que a diferença é maior entre os jovens. Mulheres de 16 a 24 anos passam 19h horas e 46 minutos por semana navegando em redes como Instagram e TikTok, quase 2,6 vezes mais tempo do que as sete horas e 14 minutos dedicadas à televisão nesse grupo demográfico.

O relatório também destaca o crescimento dos vídeos curtos, seis horas e 42 minutos por semana em conteúdos desse formato, contra quatro horas e 57 minutos em produções mais longas na internet. O levantamento aponta que esse formato se tornou uma preferência, especialmente, entre gerações mais jovens e públicas que buscam por consumos rápidos e imediatos. A pesquisa completa pode ser conferida aqui.