Regra geral, os mídias que trabalham em agências de publicidade estão satisfeitos com a carreira e otimistas com o futuro, segundo conclusão da pesquisa Profissionais de Mídia, feita com exclusividade para o jornal Meio & Mensagem pela empresa de pesquisa MC15. O trabalho mostra que a maioria não pensa em trocar de área e, se mudasse, iria para o Planejamento, área com a qual se sentem mais afinados. Se consideram estratégicos para os negócios dos anunciantes e da própria agência, mas se percebem menos valorizados que o pessoal da Criação.
A pesquisa foi realizada junto a 115 profissionais associados a grupos de mídia de sete estados, e mapeou temas como a relação dos mídias com a tecnologia e as demais áreas da agência, o papel do profissional, como ele se vê e como encara o futuro da profissão. “As perspectivas de futuro na carreira, na visão deles, são muito positivas”, disse Maria Eugênia Xandó Baptista, consultora da MC15. “Valorizam muito o que fazem e colocam a área com bastante importância no negócio da agência”, segundo Paula Sória, também consultora da MC15.
Os mídias declararam-se comunicativos, flexíveis, realistas e eficientes. Entretanto, há uma diferenciação entre os que atuam na mídia online e na off-line. O profissional de off-line, mais sedimentado no mercado, se vê mais negociador, técnico e carismático. Já os online são mais jovens e se percebem mais estrategistas e multifacetados. Independentemente de on ou off, eles percebem transformações no mercado que estão exigindo um novo perfil de profissional, resultando em expectativa de crescimento na área.

