Notícias

Podcast ‘Quando Chegou Carta’ estreia segunda temporada

Programa apresenta correspondências trocadas entre artistas e intelectuais da cultura brasileira

Idealizado pelo jornalista Rafael Gloria, editor do Nonada Jornalismo, o podcast ‘Quando Chegou Carta’ chegou à sua segunda temporada. Disponível no Spotify, o programa apresenta correspondências de vários nomes da cultura brasileira e já selecionou textos de Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector, Eneida de Moraes, Guimarães Rosa, Mario de Andrade, entre outros. A primeira transmissão desta segunda fase traz a leitura de uma carta do escritor Jorge Amado.

O objetivo do podcast é, a partir da correspondência, entender melhor o contexto da época em que os artistas estavam inseridos, seus receios, medos, inspirações e encantos. Há, também, a leitura pelo valor estético, literário das palavras que são trocadas entre os envolvidos. Entre os 33 episódios publicados até então, já foram selecionadas correspondências que registraram momentos históricos, como a luta dos artistas contra a censura da Ditadura Militar. Há também momentos de puro lirismo, como a carta do cronista Rubem Braga refletindo sobre amor. 

Nesta temporada, segue o foco na literatura brasileira, dando cada vez mais destaque à leitura das cartas. Na mensagem de Jorge Amado a uma leitora, o autor fala de seu estado, a Bahia, e a influência que tem na escrita das obras. O podcast também conta com auxílio por um financiamento coletivo, que pode ser acessado clicando aqui.

Ouça abaixo o primeiro episódio da segunda temporada:

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.