Poeta Maria Carpi é eleita patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, no Centro Cultural da Ufrgs

Maria Carpi (sentada), demais patronáveis e ex-patronas - Reprodução

A poeta Maria Carpi foi anunciada como patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre na noite desta quinta-feira, 18, no Centro Cultural da Ufrgs. A escritora concorreu com os autores Caio Riter, Celso Gutfreind, Claudia Tajes, Leticia Wierzchowski. Participaram do evento representantes de entidades públicas e privadas da área cultural, escritores, associados da Câmara Rio-Grandense do Livro e profissionais de imprensa.

O anúncio foi feito pela antecessora Valesca de Assis e a nova patrona foi ovacionada pelo público, recebeu flores e agradeceu a honra concedida pela Câmara Rio-Grandense do Livro, pelas entidades de cultura e pelos leitores. "Eu publiquei com 50 anos de idade meu primeiro livro, então sempre digo que a poesia esperou por mim. Pois a Feira do Livro também esperou por mim", celebrou.

Nascida em Guaporé, em 1939, Maria Carpi estreou na literatura em 1990, aos 51 anos. Em sua trajetória na área, conquistou Menção Honrosa no Casa de las Américas, em 1999, em Cuba; prêmio Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 1990, o Erico Veríssimo, em 1991. Foi, ainda, vencedora quatro vezes do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Poesia. Também foi três vezes premiada pela Associação Gaúcha dos Escritores com a distinção de Livro do Ano, no quesito Poesia, em 2004, 2006 e 2007. Dentre suas obras estão 'Os cantares da semente' (1996), 'A migalha e a fome' (2000) e 'O cego e a natureza morta' (2016).

Comentários