Portal Terra tem nova onda de demissões em Porto Alegre

Entre 30 e 40 profissionais devem ser dispensados até esta sexta-feira

O portal Terra deu início nesta quinta-feira, 6, a um novo processo de restruturação, que deve provocar entre 30 e 40 demissões em Porto Alegre, atingindo especialmente as áreas de produto e conteúdo. A informação foi confirmada pela empresa em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (SINDPPD-RS), ao qual está vinculada a maior parte dos profissionais do veículo. O corte deverá ser concluído até esta sexta-feira, 7, e, em todo o País, o número de dispensas deve chegar a 150.
A empresa alega que os desligamentos são necessários para "cessar algumas de suas atividades, a partir da mudança na estrutura de negócios". Dentro desse processo, o portal deve encerrar as operações em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasil. A redação será mantida em São Paulo, porém, com apenas 20% do tamanho que tinha. Na segunda-feira,3, Hélio Gomes deixou a diretoria de Conteúdo do Terra, onde estava havia três anos.
Conforme o SINDPPD-RS, essa é a quarta demissão em massa praticada pela empresa nos últimos cinco anos. Em 2014, cerca de 50 profissionais, entre eles, 15 jornalistas, foram dispensados na unidade de Porto Alegre. À época, a redação do portal ficou com apenas quatro jornalistas.
Em comunicado, o Terra informou que reestruturou três das suas áreas editorial, publicidade e tecnologia. O movimento, segundo a empresa, visa "adequar a atuação no mercado de Mídia Digital e Publicidade perante a situação dentro do cenário mundial". A companhia destacou que em abril de 2014, com o lançamento do Novo Terra, já focou para "uma comercialização publicitária mais segmentada, automatizada, através de ferramentas programáticas, utilizando cada vez mais a tecnologia para entregar o conteúdo e a publicidade mais relevante para cada usuário". De acordo com a organização, a partir desse movimento, o Terra reforça as suas áreas de Mobile VAS e Digital Services, que juntas representam mais de 80% da receita da empresa.

Comentários