Notícias

Porto Alegre recebe a Mostra de Cinema Russo

Seleção de filmes será exibida na Sala Paulo Amorim, com entrada franca

Cena do filme ‘Tigre branco’\n

Cena do filme ‘Tigre branco’

Entre os dias 8 e 17 deste mês, acontece em Porto Alegre a Mostra de Cinema Russo “Mosfilm – 90 Anos”. Com entrada franca, a programação ocorrerá na sala Paulo Amorim na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro) e será composta por oito filmes representativos de diversos períodos do cinema soviético e pós-soviético (veja a programação abaixo).

O evento terá início com a exibição de “Tigre Branco”, de Karen Shakhnazarov. O filme retrata os dias finais da Segunda Guerra Mundial e a resistência soviética ao nazismo de forma surpreendente, unindo filosofia e mistério. O filme foi o representante da Rússia ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013.

Ainda integram a programação clássicos como “O velho e o novo”, de Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov; “Lenin em outubro”, de Mikhail Romm; “Às seis da tarde depois da guerra”, de Ivan Pyriev; “Primavera”, de Griori Aleksandrov; “O retorno de Vassili Bortnikov”, de Vsevolod Pudovkin; e outros filmes menos conhecidos no Brasil, como o documentário “O fascismo de todos os dias”, de Mikhail Romm; e “A mãe”, de Gleb Panfilov (terceira das adaptações do romance de Gorky para o cinema).

O Mosfilm, criado em 1924 e desde 1998 dirigido por Karen Shakhnazarov, é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa. Atualmente, abriga um acervo de mais de 2,5 mil filmes. A Mostra de Cinema Russo é uma realização da União Gaúcha dos Estudantes (Uges), Umespa, Centro Popular de Cultura da UMES de São Paulo e Mosfilm, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, Iecine e Casa de Cultura Mario Quintana.

Confira a programação:

Terça-feira – 08 de setembro

19h30 – Tigre Branco (2012)

Direção: Karen Shakhnazarov. Argumento: Ilya Boyashov. Música: Yury Poteenko (Colorido, 104 min)

Shakhnazarov mescla filosofia e mistério nesta batalha fantástica entre o tanquista Naydenov e um “tanque fantasma” alemão, nos dias finais da 2ª Guerra Mundial. Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Prêmio Especial do Júri, Melhor Diretor e Melhor Ator (Aleksey Vertkov) no IX Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre

Quarta-feira – 09 de setembro

19h30 – O Velho e o Novo (1929)

Direção: Sergei Eisenstein/Grigori Aleksandrov. Roteiro: Sergei Eisenstein/Grigori Aleksandrov (P&B, 121 min)

O mais aclamado dos cineastas soviéticos toma como pano de fundo a coletivização da agricultura para contar como a chegada de uma desnatadeira e um trator podem modificar antigos e tradicionais padrões de pensamento 

Quinta-feira – 10 de setembro

19h30 – Lenin em Outubro (1938)

Direção: Mikhail Romm • Roteiro: Aleksei Kapler Música: Anatoli Aleksandrov (P&B, 108 min)

Dez anos depois do “Outubro”, de Eisenstein, onde o protagonista são as massas trabalhadoras, Romm aceita o desafio de individualizar e dar vida à figura de Lenin.

Sexta-feira – 11 de setembro

19h30 – Às Seis da Tarde Depois da Guerra (1944)

Direção: Ivan Pyryev. Roteiro: Viktor Gusev. Música: Tikhon Khrennikov (P&B, 94 min)

Musical sobre a saga de dois amantes que, separados pela guerra, prometem reencontrar-se no Dia da Vitória. De 1929 a 1969, Pyryev dirigiu 18 filmes, entre os quais “Cartão do Partido” (1936), “Tratoristas” (1939), “Cossacos de Kuban” (1949). 

Sábado – 12 de setembro

19h30 – Primavera (1947)

Direção: Grigori Aleksandrov. Roteiro: Grigori Aleksandrov. Música: Issak Dunayevsky (P&B, 104 min)

Quinta comédia musical estrelada por Liubov Orlova sob a direção de Aleksandrov, cineasta que assina com Eisenstein os roteiros de “A Greve” (1925), “Outubro” (1928), “Linha Geral” (1929), “Que Viva México” (1932). A história se passa nos primeiros anos da reconstrução da URSS, após a 2ª Guerra Mundial.

Domingo – 13 de setembro

19h30 – O Retorno de Vasili Bortnikov (1952)

Direção: Vsevolod Pudovkin. Argumento: Galina Nikolayeva. Música: Kiril Molchanov (Colorido, 82 min)

Dado como desaparecido na guerra, Vassily Bortnikov regressa ao lar e encontra a mulher casada com outro. Último filme do lendário diretor dos clássicos “A Mãe” (1926) e “Tempestade Sobre a Ásia” (1928).

Terça-feira – 15 de setembro

19h30 – O Fascismo de Todos os Dias (1965)

Direção: Mikhail Romm. Roteiro: Mikhail Romm. Música: Alemdar Karamanov (P&B, 130 min)

Narrado pelo próprio diretor, que pôs a alma nesse projeto rico em inovações formais, “O Fascismo de Todos os Dias” é, ainda hoje, considerado por muitos como o mais profundo, completo e impactante documentário produzido sobre o tema. 

Quarta-feira – 16 de setembro

19h30 – A Mãe (1989)

Direção: Gleb Panfilov. Argumento: Maksim Gorky. Música: Vadim Bibergan (Colorido, 200 min)

Egresso do VGIK, onde também se formaram Klimov, Tarkovsky, Chukhrai e outros expoentes da sua geração, Panfilov realiza, após Pudovkin (1926), Leonid Lukov (1941) e Mark Donskoi (1956), a quarta filmagem do célebre romance de Maksim Gorky. 

Quinta-feira – 17 de setembro

19h30 – Reprise: Tigre Branco

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.