O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema ? Mostra de Curtas Gaúchos está na 22ª edição e acontece entre hoje e amanhã, 16 e 17 de agosto. Hoje, às 13h, é o primeiro dia das exibições, e a programação conta com a exibição dos 18 filmes concorrentes, no Palácio dos Festivais.
Instituído em 2004 pelo Poder Legislativo, o prêmio é realizado em parceria com a prefeitura de Gramado e a Gramadotur, integrando a programação oficial do Festival de Cinema de Gramado. Os vencedores recebem troféus e valores em dinheiro. Na categoria Melhor Filme, a produtora contemplada certificou R$ 11 mil, enquanto os profissionais premiados nas demais categorias conquistam R$ 5,5 mil cada.
Ao todo, a disputa abrange 12 categorias: Melhor Filme, Ator, Atriz, Direção, Roteiro, Fotografia, Montagem, Direção de Arte, Trilha Sonora, Desenho de Som, Produção Executiva. Melhor Figurino é a categoria nova, implementada na edição deste ano. Entre eles, os curtas abrangem diferentes classificações, sendo elas: livre, 12+ e 14+.
A premiação tem como objetivo incentivar estudantes de universidades gaúchas que oferecem cursos de Cinema e Produção Audiovisual. O vencedor recebe o Troféu Sirmar Antunes, dedicado a reconhecer a trajetória de destaque de uma produção local de curta ou média-metragem indicada pela comissão técnica organizadora. Além das exibições realizadas no sábado e no domingo, ocorrerão debates sobre os Curtas Gaúchos às 16h15, no Sociedade Recreio Gramadense.
A Mostra Gaúcha de Curtas é reservada a produções gaúchas de curta-metragem, com duração máxima de 25 minutos. Esse ano, alcançou recorde no número de inscrições: ao todo, 222 produções foram inscritas, um aumento de 85% em comparação com o número de 2024.
Programação de exibições
Sábado, 16 de agosto ? 13h ? Palácio dos Festivais
A Sinaleira Amarela (Guilherme Carravetta De Carli) O Correspondente (Thali Bartikoski e Bruno Barcelos) Enfim SOS (Zaracla) O Pintor (Victor Castilhos) Quando começa a chover o coração bate mais forte (Miriam Fichtner) Fuá - O Sonho (Viviane Jag Farias e Amallia Brandolff) Estudos sobre a vida em rede (Tuane Eggers) Gambá (Maciel Fischer) Safira o Mar e a Vida (Luiz Fonseca) Domingo, 17 de agosto ? 13h ? Palácio dos Festivais Imigrante-Habitante (Cassio Tolpolar) Bom dia Maika (Eddy Ramos) Roxo Lilás Violeta (Theo Tajes) O Jogo (Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila) Trapo (Jão Chimendes) Mãe da Manhã (Clara Trevisan) Nhemongarai (Jorge Morinico e Hopi Chapman) Perro (Aleksia Dias e João Pedro Fiuza) E Depois de Fevereiro (Crystom Afronário)
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.