Na última semana, foi lançado o Prêmio Cidade Digital RS – 2012, durante a realização do 5º Porto Alegre Wireless, no Hotel Deville. Com o objetivo de estimular os municípios gaúchos a despertarem a consciência digital, o reconhecimento é promovido pelo Guia das Cidades Digitais e premiará aqueles municípios do Estado – com exceção da Capital -, que são destaque em seis categorias: Infraestrutura, E-Gov, Saúde, Educação, Segurança pública e Inovação.
Segundo o diretor-geral do Guia das Cidades Digitais, Carlos Calazans, a ideia é fazer uma viagem virtual pelo Estado, para premiar os melhores projetos, dando visibilidade às práticas de gestores municipais que contribuem para a construção, implementação e sustentabilidade das cidades digitais gaúchas. “Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com diversas localidades que desenvolvem iniciativas visando tornarem-se efetivamente digitais. E é preciso reconhecê-las e incentivá-las ainda mais”, destacou.
Para o diretor de Inclusão Digital do governo do Estado, Gérson Barrey, o Prêmio permitirá fazer um diagnóstico mais detalhado das experiências gaúchas no que diz respeito às cidades digitais. “Temos várias situações, desde municípios privilegiados na área digital até aqueles que estão totalmente off”, afirmou Barrey, que integrará o corpo de jurados.
O município vencedor de cada categoria será premiado com R$ 10 mil em dinheiro ou com outros recursos em valor equivalente. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 14 de outubro, pelo portal Guia das Cidades Digitais. A cerimônia de premiação ocorrerá em 28 de março de 2012, na Capital.

