Há seis anos à frente do Conselho de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira será homenageado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) com o 'Troféu Antônio González'. O anúncio oficial aconteceu na última sexta-feira, 7, durante a entrega do 'Prêmio Themis de Jornalismo'. Contudo, a honraria será entregue somente em dezembro, na cerimônia do 'Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo'.
Conforme o presidente da entidade, José Nunes, a distinção foi motivada pela contribuição do magistrado para o fortalecimento da Comunicação Institucional do TJRS, gerando clareza e valorização da imprensa. ?A escolha reflete sua atuação decisiva na consolidação de uma política de Comunicação transparente e inovadora no âmbito do Judiciário gaúcho?, destacou Nunes. Na ocasião, o desembargador também recebeu o livro que celebra os 90 anos da ARI.
Para Antonio, ?é uma honra imensa receber homenagem desta instituição que, há 90 anos, representa os jornalistas gaúchos e incentiva o exercício do jornalismo profissional e ético, contribuindo para uma sociedade mais esclarecida e uma democracia mais sólida?. Em 2023, o magistrado havia recebido o 'Troféu Microfone' da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), pelo trabalho desenvolvido na aproximação do Judiciário e da sociedade.
Busca pelas melhores práticas
Nos últimos anos, a Comunicação Social do TJRS tem registrado diversas conquistas. Exemplo disso é a modernização dos canais institucionais, que gerou a ampliação da presença digital por meio da atualização do portal do Tribunal e por uma maior integração com redes sociais, nas quais o órgão já conta com mais de 420 mil seguidores. Além disso, segue em andamento o projeto Influencers, com foco no fortalecimento da Comunicação Interna. Ainda em 2025, a iniciativa alcançará todas as 165 comarcas gaúchas, gerando fluxo de informações e sensação de pertencimento aos mais de 13 mil servidores.
Nos últimos seis anos, o TJRS também recebeu premiações e menções em projetos que promovem boas práticas de Comunicação no Judiciário. Entre elas estão o 'Prêmio ARI/Sicredi de Assessoria de Imprensa', o 'Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça', o 'Prêmio Social MediaGov' e o 'Top de Marketing ADVB 4.0'.