Primeiro debate do Festival de Cinema acontece na manhã deste sábado

Encontro teve presença de parte do elenco do longa de estreia 'O Grande Circo Místico'

18/08/2018 11:38
Primeiro debate do Festival de Cinema acontece na manhã deste sábado /Divulgação/Coletiva.net

A programação do Festival de Cinema de Gramado deste sábado iniciou  às 9h com a reprise de  'A Voz do Silêncio'. Posteriormente, começou, às 10h30,o primeiro debate, em formato de coletiva de imprensa, sobre o longa que marcou a estreia do evento, 'O Grande Circo Místico'. O encontro, que aconteceu até às 11h30, na Sala de Debates, no hotel Serra Azul, teve parte do elenco presente, junto com o diretor Cacá Diegues e a produtora Renata Magalhães. Participaram os atores Bruna Linzmayer, Jesuíta Barbosa, Mariana Ximenes e Marcos Frota. Também compuseram a mesa, mediando as perguntas do público, os jornalistas e críticos de cinema Carlos Eduardo Lourenço e Fatimarlei Lunardelli.

Abrindo a sessão, Fatimarlei  saudou a todos os presentes e ressaltou a relevância de ter, entre o público, pessoas que consomem o cinema por hobbie .  ?A coletiva não é dirigida só para profissionais do ramo, ter o espectador aqui é muito importante?, evidenciou. Carlos Eduardo concordou com a colega e completou: ?São os espectadores que pagam para consumir (o cinema). São necessárias as opiniões que vêm deles?.

Em seguida, o diretor do filme falou a razão da demora para a finalização do produto. O longa precisou de treze anos para ser construído, entre roteiro, gravações e pós-edição. ?Gravamos tudo muito rápido, em 2015, de janeiro a março. O que demorou foi edição, custando três anos por conta do efeitos especiais?, afirmou. A produção foi realizada em parceira com a França, que ficou responsável pelas montagens finais.

Participaram deste primeiro encontro jornalistas do Estado, do País e da América Latina. Dentre os presentes, há também estudantes de Cinema, profissionais da área e amantes da sétima arte. Os debates, sobre as filmes exibidos na mostra, ocorrerão durante toda a programação do festival, até o próximo sábado, 25.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.