Produções da Zapata Filmes estarão em festivais internacionais

Dois longa-metragens serão exibidos em eventos no Chile, na Colômbia, nos Estados Unidos e na Itália

25/10/2023 17:00 / Atualizado em 25/10/2023 17:06
Produções da Zapata Filmes estarão em festivais internacionais /Crédito: Divulgação/Zapata Filmes

O mês de novembro será de muitas viagens para a Zapata Filmes, isso porque dois longa-metragens da produtora serão exibidos em festivais internacionais no Chile, na Colômbia, nos Estados Unidos e na Itália: 'Uma Vez em Veneza' e 'A Versão de Anita'. As produções também já passaram pelo crivo do Mipcom Cannes, evento voltado a conteúdos multimídia e ao Entretenimento, que acontece na cidade francesa. 

A primeira parada internacional da empresa acontecerá no 38º Fort Lauderdale International Film Festival, onde 'Uma Vez em Veneza' integrará a competição oficial. O evento norte-americano acontecerá entre os dias 3 e 12. Já de 4 a 12 de novembro ambos os filmes estarão representando o Brasil no Festival do Cinema Ibero-Latino-Americano de Trieste, na Itália.

Após isso, 'A Versão de Anita', produzida em cooperação com as italianas Land Comunicazione e a RAI Documentari, segue viagem sozinha e em 16 de novembro estreia no Al Este - Festival de Cine de Europa Central y Oriental. A realização tem sede em Medellín, na Colômbia, e lá a obra faz parte da Mostra Especial, que reúne projetos autorais que participaram e obtiveram reconhecimentos nos eventos tradicionais e independentes mais importantes do mundo.

Por fim, de 20 a 25 de novembro, o filme estará em cartaz no Festival de Cinema de Viña del Mar, no Chile. A obra ainda recebeu, no início do ano, uma menção honrosa especial no Festival de Punta del Este, no Uruguai, e foi exibido nos cinemas italianos por quatro meses. No mesmo evento chileno, Juan Zapata, diretor e produtor de 'Uma Vez em Veneza', integrará o júri na mostra competitiva. O cineasta é ex-diretor do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (Iecine). Juan também estará presente no evento norte-americano, junto com os produtores Douglas Limbach e Edgar Martínez Londoño.

'Uma Vez em Veneza' 

Dirigido por Juan Zapata, o filme é um romance protagonizado pelo ator Peter Ketnath e a atriz Bellatrix Serra. Na trama, o alemão Maximilian (Ketnath) e a brasileira Maria (Bellatrix) se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália. Mesmo com visões distintas em relação ao que é o amor, eles decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo. Juntos, eles vão vivenciar todas as peculiaridades de um relacionamento provisório e improvável.

'A Versão de Anita'

Na produção, Anita Garibaldi olha para si mesma e revive sua história, sob seu olhar pessoal e sua voz para reconstituir sua impressionante biografia. A obra é dirigida pelo documentarista e historiador italiano Luca Criscenti e protagonizada pela atriz Flaminia Cuzzoli. O filme tem colaboração da escritora Letícia Wierzchowski, da bisneta Annita Garibaldi Jallet e de Adilcio Cadorin, entre outros especialistas.

Zapata Filmes

Produtora com 16 anos de experiência, atualmente com representações em Los Angeles, Estados Unidos; Medellín e Porto Alegre, especializada em produção, coprodução internacional, product service e distribuição. Seu portfólio inclui os premiados longas-metragens ficcionais 'Another Forever' (2016) e 'Simone' (2013), além dos documentários 'A Dança da Vida' (2007),  'Ato de Vida' (2009), 'A Versão de Anita' (2023), 'Elo Musica' (2018),  'Fidelidad' (2004) e 'Substantivo Feminino' (2018).

Recentemente, a Zapata Filmes fez parte da produção da série 'Más Allá de Diego' sobre a vida de Diego Maradona para Star+ e lançou em oito países o romance 'Uma Vez em Veneza' (2021). As produções da empresa participaram de mais de 160 festivais ao redor do mundo e já receberam 17 prêmios em países como Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos e Itália. Suas obras tiveram distribuição internacional em plataformas e canais como Fox, Netflix, Prime Video e RAI TV.