Já tem quase 3 milhões de acessos no Youtbe o comercial da Vivo para o Dia dos Namorados, em um clipe de quatro minutos escorado na música Eduardo e Mônica, sucesso do Legião Urbana. Desenvolvido pela produtora O2 e a agência Africa, a propaganda direcionada para o Dia dos Namorados está sendo acusada de ser um plágio. Em 2001, a Salles D’Arcy – atual Publicis Brasil – usou a mesma música em um clipe para comemorar a mesma data e divulgar igualmente uma empresa de telefonia – a então operadora Algar Telecom Leste (ATL), que agora é a Claro.
A versão criada pela Salles D’Arcy – que pode ser conferida aqui – foi publicada no YouTube na última quinta-feira, 9, dois dias depois de O2 e Africa lançarem o trabalho agora produzido. Os dois comerciais utilizam a criação de Renato Russo como tema musical e fio condutor do enredo, mas o vídeo mais antigo tem apenas um minuto de duração e mostra apenas trechos da canção, interpretada por outro músico. O clipe de agora tem quatro minutos e usa a gravação original. Em entrevista ao Blog do Adonis, o copresidente e diretor de criação da Africa, Sergio Gordilho, disse que se trata de “coincidência” usar uma mesma música em um mesmo segmento. Ao site Adnews, Gordilho admitiu ter conhecimento de outras versões: “Não fomos os primeiros e não seremos os últimos a homenagear os namorados com essa música, mas da forma que foi feita é novo”. De acordo com ele, existem mais de 90 peças fazendo uso de “Eduardo e Mônica”.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial