Programa 'Ebulição' seleciona startups para imersão de desenvolvimento

Iniciativa é uma parceria do Instituto Caldeira com o Sebrae RS

20/07/2021 18:00
Programa 'Ebulição' seleciona startups para imersão de desenvolvimento /Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 'Ebulição', programa promovido pelo Instituto Caldeira em parceria com o Sebrae RS, que visa a promover o desenvolvimento de startups. Para tanto, a iniciativa realiza uma imersão de agosto a dezembro deste ano, no qual os participantes aprenderão a fazer diagnósticos, aplicar processos e identificar talentos, pensando na sustentabilidade do negócio. O cadastro pode ser feito até 3 de agosto pelo site

Podem participar startups early stage, o que significa estar na fase de modelagem com um produto viável mínimo (MVP, sigla em inglês), ou seja, a versão mais simples do que pode ser lançado com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento rodando e que esteja faturando ou não. O essencial é que a empresa já tenha passado pela fase de ideação do bem ou serviço.

Além de garantirem o selo 'Startup Caldeira', durante cinco meses, os negócios selecionados terão acesso a conteúdo e capacitação, encontros com aceleradoras e investidores-anjo conectados com o Instituto, visibilidade e conexões por meio do acesso ao ecossistema Caldeira, duas estações de trabalho no Startup Village Caldeira e desconto de 70% na sala privativa. 

A banca examinadora escolherá 20 empreendedores que integrarão a primeira turma do 'Ebulição'. Para tanto, serão avaliados os seguintes tópicos: modelo de negócio, estágio, time, disponibilidade de participar do programa, fit problema/solução (a preocupação principal nos momentos iniciais da startup) e inovação.

O publicitário Miltinho Talaveira, que acompanha as novidades do mercado, indicou aos leitores do Coletiva.net que pesquisem e se informem mais sobre a iniciativa, que está também no Instagram.

O Instituto Caldeira é um ecossistema formado por empresas, startups, instituições de ensino, poder público e investidores. Para acelerar a inovação de todos os agentes envolvidos, o hub conta com uma agenda de eventos, programas de inovação e conteúdos exclusivos para a comunidade.