O Mais Médicos, iniciativa do governo federal para suprir a demanda por profissionais nas regiões mais pobres do País, será tema do programa Mobiliza, da TVE. Nesta noite, a partir das 23h30, a atração, apresentada por Thaís Baldasso, irá debater o tema e esclarecer o funcionamento do Mais Médicos. São convidados Ricardo Haesbaert, presidente da Associação Cultural José Martí; Luis Carlos Bolzan, presidente do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul; e Franklin Cunha, médico obstetra, ex-diretor da Associação Médica do Rio Grande do Sul.
Criado há sete meses, o Mais Médicos registra a atuação de aproximadamente 9 mil profissionais estrangeiros, 7 mil deles vindos de Cuba. Na terceira etapa do programa, os municípios devem receber mais 2,9 mil médicos, sendo que a meta do governo brasileiro é chegar a 13 mil participantes, ao final de março. Segundo o Ministério da Saúde, desde o início do Mais Médicos, 102 profissionais desistiram. É o caso da cubana Ramona Rodriguez, que abandonou o programa alegando se sentir “enganada”, por receber apenas 10% do salário total pago, e vigiada por representantes do governo cubano aqui no Brasil. A médica encaminhou um pedido de refúgio ao governo brasileiro.
O Mobiliza é produzido por Lucas Guarnieri e João Brites, e pode ser conferido em horário alternativo aos sábados, às 14h.

