Programação da Semana da Imprensa da ARI tem homenagens e lançamentos

Dezenas de profissionais se reuniram na sede da entidade para acompanhar as ações no último sábado

'Galeria da Arfoc Itamar Aguiar' no Bar da ARI - Reprodução/ARI

No último sábado, 3, dezenas de profissionais compareceram à sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) (Edifício Alberto André - Avenida Borges de Medeiros, 915 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre, para acompanhar as ações da programação da Semana da Imprensa. Na ocasião, foi realizada a inclusão de três nomes no 'Memorial dos Jornalistas Inesquecíveis', assim como a inauguração da 'Galeria Arfoc Itamar Aguiar' - espaço localizado no Bar da ARI, que também foi apresentado pela primeira vez após as reformas.

A agenda teve início às 10h, no Salão Nobre da ARI, com o painel  'Hipólito José da Costa e a Independência da América Latina'. A discussão contou com a presença de Roberto Revoredo, autor de livro de mesmo nome do encontro, e Wellington da Silva, diretor do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. A mediação foi do presidente da entidade, José Nunes. Com o término da palestra, o escritor também cedeu autógrafos.

Na sequência, as jornalistas Leila Weber, Maria Luiza Antunes e Santa Irene tiveram os nomes incluídos no 'Memorial dos Jornalistas Inesquecíveis'. O espaço digital inaugurado pela Associação em junho de 2022 visa destacar a biografia e as realizações de profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à imprensa. "A nossa diretoria concluiu que era necessário reunir as informações daqueles que já nos deixaram, visto que muitas vezes éramos procurados e não tínhamos esses dados", explicou a vice-presidente Jurema Josefa.

Em um momento de grande emoção, familiares de Leila, Maria e Santa discursaram e agradeceram pelas homenagens. "De cada um que parte ficam as memórias e a certeza de que são, de fato, jornalistas inesquecíveis", salientou Nunes. Além deles, quem também acompanhou a ação e fez uso da palavra foi o vereador Pedro Ruas (Psol), que elogiou a iniciativa: "Deixo aqui meu reconhecimento pela camaradagem que a ARI demonstra por aqueles que a construiram".

Familiares de Leila, Maria e Santa estiveram presentes - Reprodução/ARI

"Rumo ao bar!"

Ao final das atividades no Salão Nobre, parafraseando Alberto André, Nunes fez a convocação: "Rumo ao bar!". Tradicional ponto de encontro e confraternização entre os jornalistas, o Bar da ARI também foi reapresentado - após passar por reformas - e colocado à disposição da entidade e dos associados. No novo ambiente, os presentes foram recebidos com petiscos e bebidas.

Além disso, agora o local também conta com a 'Galeria da Arfoc Itamar Aguiar', fruto de parceria com a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS). No espaço, são exibidas imagens que receberam o 'Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo' ao longo dos anos. Na exposição inicial, destacam-se fotos de André Ávila, Carlinhos Rodrigues, Carlos Macedo, Diego da Rosa, Dulce Helfer, Jefferson Botega, Júlio Cordeiro, Marco Favero, Mateus Bruxel, Mauro Schaefer e Ricardo Giusti

Itamar Aguiar

Fotógrafo desde os 16 anos, Itamar Aguiar é graduado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e pós-graduado em Poéticas Visuais, Gravura em Metal e Fotografia Analógica e Digital pela Feevale. Tem passagens por France Press, Isto É, Grupo Sinos, Rede Pampa e Veja, além de ter integrado a equipe de assessoria de Comunicação do Governo do Estado. Foi presidente da Arfoc-RS por várias gestões e atualmente é vice-presidente da Arfoc/Brasil.

Comentários