Notícias

Projeto compatibilizará a produção de etanol e a oferta de alimentos

Iniciativa será desenvolvida pelo Sistema Fiergs e o Ministério do Desenvolvimento Agrário

O início de uma atuação conjunta, entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), no sentido de compatibilizar a produção gaúcha de etanol e a oferta de alimentos, foi decidido nesta segunda-feira, 30, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Assim, o ministro Guilherme Cassel e o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, firmaram um contrato atendendo a orientação estratégica do projeto ‘Mais Etanol, Mais Alimentos’, que será desenvolvido em caráter experimental no Rio Grande do Sul.

Cassel defendeu a importância da agricultura familiar, que tem no Rio Grande do Sul a melhor estruturação no País. “Poderemos unir toda a diversidade dos minifúndios gaúchos à necessidade da produção de etanol”, argumentou. O trabalho, que será executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e o MDA, analisará a viabilidade econômica da produção de etanol a partir de micros e pequenas usinas com a agricultura familiar. “O desenvolvimento deve acontecer sempre com geração de renda em todos os setores da sociedade. A iniciativa privada, representada pela Fiergs, e o MDA, em nome do Governo Federal, unem seus esforços para mais esse desafio de grande alcance social”, ressaltou o presidente da Fiergs, Paulo Tigre.

Durante o evento, o professor da Unisinos Luis Henrique Rodrigues apresentou os resultados do primeiro Balanço Social Sistêmico, que avaliou o impacto das políticas públicas na produção de biodiesel no Estado, a partir da experiência da empresa BSBios, instalada em Passo Fundo. “Atualmente, cerca de 6 mil famílias estão envolvidas. Todo o processo gerou um impacto de 1,3% no Valor Adicionado Bruto total regional”, enfatizou.

Leia também em Coletiva.net

Fiergs e Ministério do Desenvolvimento Agrário assinam contrato

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.