A partir deste domingo entra no ar, na RBS TV, o ‘Projeto Josué Guimarães, muitas histórias’, uma homenagem da emissora ao escritor, político e jornalista, falecido há vinte anos. O projeto inclui documentário e uma série, de três capítulos, com as adaptações de “A ferro e fogo – Tempo de solidão”. Os programas, apresentados por Ana Luiza Engel, serão exibidos sempre aos domingos, após o Tele Domingo. Para Gilberto Perin, diretor-geral da série, “Josué Guimarães, tornou-se junto com Erico Veríssimo, um dos escritores que mais soube retratar a identidade do gaúcho. E é essa história que a homenagem procura resgatar”, afirma.
A estréia será com documentário que exibe entrevista com o escritor, em 1984. Infância, literatura e perseguições políticas vividas por Josué Guimarães fazem parte do roteiro desenvolvido por Silvio Barbizan, que também é diretor do episódio. “O documentário é um mosaico reunindo as várias facetas de Josué Guimarães que, no conjunto, são um só homem, brilhante e absolutamente comum”, revela. O documentário conta ainda com depoimentos atuais de Ivan Pinheiro Machado, Lya Luft, da viúva Nydia e do filho Rodrigo.
Nos próximos domingos, dias 12, 19 e 26 de novembro, a RBS apresenta a série “A Ferro e Fogo – Tempo de Solidão”.



*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial