Publicidade digital volta a ser debatida por associados do Cenp

Encontro reuniu anunciantes, agências e veículos no âmbito do Comitê Técnico-Digital

Cenp - Reprodução

Anunciantes, agências e veículos no âmbito do Comitê Técnico-Digital do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) se reuniram na última semana para debater o desenvolvimento do setor no que se refere à publicidade digital. De acordo com uma notícia publicada no site Meio & Mensagem, os associados presentes no encontro defenderam a categorização com Veículos de Divulgação e Comunicação das empresas que tiveram receita publicitária.

A resolução, tomada em julho, culminou na desassociação do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) da entidade. A organização sem fins lucrativos justificou sua retirada pois tem preocupação "com a maneira com que certas atualizações dessas regras têm sido apresentadas" e afirmou que não tinha direito a voto nas resoluções do Conselho. A diretoria do Cenp explicou que tal condição se deve ao fato de o IAB não ser uma entidade fundadora, no entanto, as decisões costumavam ser tomadas em consenso.

Uma análise da legislação do setor publicitário divulgada em outubro pelo IAB indicou contradições dos textos no que se refere à autorregulação, que é uma das principais bandeiras do Cenp. Embora ambas as entidades estejam abertas para debate e possíveis adaptações para reinserir players de publicidade digital nas discussões das regras de mercado, o impasse permanece, conforme o Meio & Mensagem.

Ainda de acordo com o site de notícias especializadas, os associados do Cenp destacaram que a entidade é como um "fórum adequado para o debate de qualquer ajuste normativo, em termos de autorregulação". Além disso, defenderam que os estudos sobre assimetria e transparência nos preços de publicidade digital em várias modalidades devem ser aprofundados, assim como os que se referem à remuneração de agências na negociação de mídia.

Comentários