Publicitária Cristina Wollenberg lança romance na Feira do Livro de POA

'Lourdes' é inspirado na trajetória da canoense como imigrante nos Estados Unidos

Encontro com a autora será realizado nesta quinta-feira - Crédito: Divulgação

Radicada nos Estados Unidos há quase duas décadas, a publicitária canoense Cristina Wollenberg fará a estreia como escritora na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre com o romance 'Lourdes'. O livro é o primeiro de uma trilogia inspirada na trajetória da escritora como imigrante. A obra aborda o amadurecimento de uma jovem no fim da adolescência e os conflitos iniciais da vida adulta, longe de casa e em um país estranho. Um encontro com a autora será realizado nesta quinta-feira, 10, às 18h, na Praça dos Autógrafos.

Em 'Lourdes', publicado pela editora Palavra Bordada, o leitor é convidado a acompanhar as aventuras de Camila Donato, uma menina que cresceu assistindo séries e filmes norte-americanos. Influenciada pelos streamings, no início dos anos 2000, ela deixa o conforto do lar da família, em Canoas, para seguir seu sonho de vida nos Estados Unidos. Porém, com seu dia a dia no país, a protagonista descobre que nem tudo é como a teledramaturgia retrata.

Conexão com as origens

Repleta de referências gaúchas, a obra semiautobiográfica reúne trechos da vivência de Cristina com personagens fictícios. "As covinhas, o sotaque e a sensibilidade da Camila são meus", revela a publicitária. Apesar de não se considerar bairrista, a autora optou por escrever seu primeiro romance para se conectar com a sua origem e recheou a trama com descrições como o "mar chocolate" de Tramandaí, a BR-116 e o calor infernal do verão gaúcho. O nome 'Lourdes' é uma referência à avó da protagonista, personagem essencial em sua formação, cuja sabedoria atravessa todos os momentos da história.

Ao longo da obra, Camila encontra mulheres que são fundamentais na superação dos desafios na rotina de um estrangeiro nos Estados Unidos no início dos anos 2000. "O que acontece com a Mila é muito comum na juventude, quando todos estão se descobrindo. Vemos o amadurecimento da menina ingênua, que quer conquistar sua autonomia", observa a autora. O segundo livro trará a protagonista já adulta, sob a influência de uma professora da faculdade e, na última publicação, o enredo a posicionará como referência para outras mulheres.

 

Nome do livro é uma referência à avó da protagonista - Crédito: Divulgação

Comentários