A polêmica entre o cantor Tonho Crocco, autor da música ‘Gangue da Matriz’, e o deputado Giovani Cherini deu o que falar durante a última semana. Após diversas manifestações de apoio às duas partes, a vez foi de um programa de TV. Durante o Radar, da TVE, foi anunciado que iria ao ar o clipe da música mas, no decorrer da atração, o apresentador informou que, por um veto da presidência da Fundação Cultural Piratini, o clipe não seria transmitido.
Conforme a explicação que o presidente Pedro Osório deu ao portal Sul21, a determinação partiu realmente dele, mas não por questão de censura, apenas como decisão editorial. O motivo alegado foi que a música deveria ser veiculada no dia seguinte, junto com um debate sobre o tema, ouvindo as partes envolvidas e especialistas que falassem sobre liberdade de expressão. “Não queríamos reproduzir a lógica de condenação da atividade política. Fomos as emissoras (TVE e FM Cultura) que abordaram o caso de forma mais contextualizada”, argumentou Pedro.
Mesmo reconhecendo que o episódio foi “um pouco estranho”, o presidente garantiu que não haverá qualquer represália ao apresentador do Radar.

