Rádio Guaíba apresenta surto de Covid-19

No total, seis profissionais testaram positivo

Estúdio da rádio Guaíba

O jornalismo é considerado uma atividade essencial por ter a função de transmitir a informação para a população. Desta forma, os profissionais, tanto da área de conteúdo quanto da parte técnica de uma emissora, não puderam parar de trabalhar. Muitos passaram a atuar em home office, mas outros, pela exigência de estar no local dos acontecimentos, não tiveram esta possibilidade. Desta forma, acabam mais expostos ao novo coronavírus. Foi o que aconteceu nesta última semana na rádio Guaíba. No total, seis colaboradores foram afetados, sendo três comunicadores, dois da área Técnica e um do Comercial.

Procurado pela equipe do Coletiva.net, o gerente-geral da emissora, Guilherme Baumhardt, não quis divulgar o nome dos radialistas. De acordo com a apuração da reportagem, trata-se de Cristiano Silva, Geison Lisboa e Rodrigo Ramos. O primeiro caso notificado ocorreu com Luciano Vargas, o Pepão, técnico da central, há uns dez dias. Ele foi afastado e amanhã, recuperado, retorna aos trabalhos. Outros começaram a  apresentar sintomas e a empresa resolveu testar em larga escala. Desta forma, "descobrimos, inclusive, três que estavam assintomáticos", afirmou Guilherme. 

Todos que tiveram resultado positivo ganharam licença médica e estão em casa se recuperando. Segundo o gestor, nenhum deles apresentou quadro mais grave que necessitasse de internação. A programação da rádio não foi afetada, mas algumas escalas tiveram de ser refeitas. Baumhardt garante que o veículo tem tomado as medidas de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscara no ambiente interno, com exceção do apresentador no estúdio, enquanto está no ar - porque, segundo ele, o som fica prejudicado -, e a disponibilidade de álcool em gel. 

Os profissionais considerados do grupo de risco estão trabalhando remotamente, o que reduziu o número de colaboradores na redação, tendo em média quatro profissionais, quando normalmente seriam 20.  No entanto, afirmou o líder, a área técnica é um pouco mais complicada de trabalhar a distância, visto que é necessário que eles mexam com os equipamentos do estúdio. Mesmo assim, escalas foram feitas para reduzir ao máximo o contato entre eles.

Comentários