Notícias

RBS implementa plano de prevenção de erros

O grupo quer que pelo menos três pessoas chequem as matérias antes da publicação

Acreditando que evitar erros nas informações é melhor que corrigi-los posteriormente, a RBS está implementando em seus seis jornais um plano de prevenção de erros. A idéia inicial foi da editoria de Economia de Zero Hora, que no ano passado adotou a postura de que os autores de reportagens deveriam solicitar a leitura de seus textos a um colega antes de encaminhá-los ao editor. Após a implantação do programa, a editoria registrou, em apenas cinco meses, uma redução de 50% na incidência de erros e correções, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

O programa parte do pressuposto de que tudo o que é escrito ou lido pode estar errado. Antes de liberar a publicação, o editor deve ter a certeza de que pelo menos três colegas leram e conferiram todos os dados. Além de prevenir erros, esses procedimentos são uma oportunidade de maior envolvimento dos profissionais que atuam na produção de notícias.

Diário Gaúcho e Pioneiro já aderiram a projetos semelhantes. Nesta segunda-feira, será a vez dos jornalistas que atuam no Diário Catarinense receberem orientações sobre o programa e, até o final de julho, os profissionais do Diário de Santa Maria e do Jornal de Santa Catarina também passarão pelo treinamento. A RBS tem normas rígidas sobre erros de informação. Há uma determinação no Guia de Ética e Responsabilidade Social da empresa para que os erros não sejam ocultados, e a empresa se compromete a corrigi-los tão logo tome conhecimento do equívoco.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.