A criação da Rede de Diários, que vai estabelecer uma metodologia de gestão entre 15 empresas que editam jornais no interior do Rio Grande do Sul, foi a grande conquista da Associação dos Diários de Jornais (ADI) em 2005, segundo o presidente da entidade, Eládio Vieira da Cunha. “Para nós foi um ano altamente significativo, e esse processo vai estabelecer uma metodologia de gestão integrada, permitindo a realização de compras de insumos, de treinamento de funcionários e outras operações conjuntas como se fosse uma única empresa”, explicou o presidente. “Esse é um modelo pioneiro no Brasil e que está sendo observado por todos os empresários do mercado, no país”, destacou. As empresas se beneficiaram ainda com a queda do dólar, que contribuiu para a compra da matéria–prima utilizada, melhorando o caixa das empresas.
Para 2006, a ADI tem o grande desafio de consolidar o processo da Rede de Diários. “Fazer com que a rede funcione efetivamente será a principal meta para o próximo ano. Vamos tentar reduzir o valor das compras dos principais insumos em níveis de 10 a 25%”, avalia Eládio, que em 2006 encerra o seu mandato. Em abril a ADI realizará uma eleição para a nova diretoria, outro grande momento para a entidade em 2006.

