O programa “Reencontro com a Universidade” apresenta uma montagem especial sobre a Gripe Espanhola, que assolou vários países, inclusive o Brasil, em meados de
Segundo ele, a epidemia chegou ao Estado quase despercebida, mas espalhou-se rapidamente. A consequência foi a paralisação dos trens da Viação Férrea, a superlotação nos poucos hospitais e a divisão da cidade em quarteirões sanitários, cada um atendido por grupos de médicos.
No final do ano, a “influenza espanhola” saía das primeiras páginas dos jornais, dando lugar ao noticiário sobre o final da guerra, que acontecia na Europa. “A cidade e o Estado voltavam lentamente à normalidade depois de dois meses de um verdadeiro pesadelo, deixando em seu caminho milhares de vítimas e uma amarga recordação”, registra Dillenburg.

