Notícias

Relatório demonstra que poucos brasileiros se informam por veículos impressos

Fenômeno é algo que ocorre mundialmente, onde nos Estados Unidos apenas 7% consomem notícias no papel

De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Reuters, da Universidade de Oxford, apenas um em cada 10 entrevistados brasileiros ainda se informa por veículos impressos, segundo o ‘Digital News Report 2025’. O acontecimento é algo mundial. Nos Estados Unidos (EUA), apenas 7% ainda consomem notícias no papel. Já no Brasil, a redução tem se intensificado pela alta conectividade, sendo 86%, segundo estudo anual DataReportal, e pelo tempo médio de uso de redes sociais.

No país, 35% dos entrevistados contaram que se informam pelas mídias digitais, sendo uma taxa superior à de outros países que possuem acesso igual ou maior à internet. O relatório ainda mostra que o Brasil segue acima da média global em confiança na imprensa, superando países como a França e os EUA. Ainda assim, existe uma tendência de evasão de notícias, com muitos evitando o noticiário por razões emocionais ou por excesso de conteúdo.

A pesquisa mostrou uma ação no comportamento global, em que influenciadores digitais e plataformas como YouTube e TikTok são fontes de informação, apresentando opção para 65% dos entrevistados. Os pesquisadores alertam para o aumento da dificuldade do público em distinguir notícias verdadeiras de falsas, um desafio que pode ser agravado pelo uso de mídias sociais e ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA).

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.