Renata Fan é alvo de críticas após comentário no programa 'Jogo Aberto'

Público entendeu que apresentadora foi preconceituosa em relação à torcida do Corinthians

Renata fez um pronunciamento sobre o ocorrido nesta sexta-feira - Reprodução

A jornalista e apresentadora gaúcha Renata Fan foi alvo de críticas nas redes sociais após comentário sobre a final da Copa do Brasil, em que jogava o Corinthians, no programa 'Jogo Aberto', desta quinta-feira, 20. Parte do público entendeu que a fala da profissional foi preconceituosa em relação à torcida time. O clube paulistano emitiu nota de repúdio contra o comentário.

Durante o programa, os participantes da atração estavam comentando sobre a final da Copa do Brasil, disputada um dia antes, entre Flamengo e Corinthians, em que o clube da capital paulista saiu derrotado. Renata, então, em tom de brincadeira, disse ao colega gaúcho Chico Garcia: "Quem avisa amigo é. Para, Chico. Você não combina, Chico. Você não é maloqueiro, você é um cara estudado. Você é um cara multifunções. Aí você vai querer ser corinthiano para agradar a esposa". Ronaldo Giovanelli, ex-goleiro do Corinthians e integrante fixo do programa, questionou a apresentadora: "Ué, qual é o problema de ser corinthiano? Que não estuda? É vagabundo?".

Então, aficionados do clube compartilharam no Twitter o trecho em questão e teceram críticas à gaúcha. "Somos maloqueiros, sim, mas também somos estudados. Somos loucos, mas também somos inteligentes. Você vive do futebol, respeitar, deveria ser obrigação daqueles que têm espaço na mídia", publicou um usuário. Outro internauta escreveu "pois bem, dona Renata Fan, eu sou maloqueiro, e, pasme... estudei e continuo estudando. E, caso lhe interesse, prefiro ser reconhecido como corintiano e maloqueiro, do que pelas coisas que estudo".

Além deles, o perfil oficial do Corinthians na rede social publicou uma nota de repúdio em relação ao comentário da apresentadora. "O Corinthians, time do povo, lamenta e repudia as declarações preconceituosas da apresentadora Renata Fan no programa "Jogo Aberto" (Band) desta quinta-feira (20) e reforça o orgulho do nosso maior patrimônio: uma torcida apaixonada e fiel", registra o manifesto. 

Pronunciamento

Apesar do Grupo Bandeirantes não ter se manifestado, na edição desta sexta-feira, 21, Renata pediu um momento do programa para se pronunciar em relação ao ocorrido. "Se alguém se ofendeu, se alguém acha que eu passei do limite, se alguém acha que eu fiz alguma coisa tão grave assim, eu me desculpo, eu me retrato", disse.. A apresentadora completou abordando  ser uma pessoa "que respeita não só a torcida do Timão (como referem-se ao Corinthians), como a todas as outras". Apesar disso, ela ainda recebeu críticas: "Não vi pedidos de desculpas, apenas justificativa para seu comentário escroto (sic). Ainda culpou as pessoas que não interpretaram corretamente?", publicou um perfil de torcedores.

Comentários