A reportagem cinematográfica ‘Kuaray do Sul’ terá exibições nos dias 13 e 14 de março, às 19h, na Sala Redenção, no Campus Central da Ufrgs, ao lado da Reitoria. A obra busca o mito guarani Sepé Tiaraju junto aos movimentos populares de luta pela terra no Brasil. As exibições terão entrada gratuita, seguida de debate com a presença da equipe de reportagem, representantes indígenas e dos movimentos sociais.
O vídeo integra o Projeto Sepé Tiaraju – 250 anos, uma iniciativa de valorização da cultura milenar guarani e de mobilização popular pelo respeito aos povos indígenas. A organização é da Fundep – Região Celeiro e o patrocínio vem do Ministério da Cultura e da Petrobras. A realização do filme é da Cooperativa Catarse – Coletivo de Comunicação, que contou com apoio da Via Campesina, do MST e do Centro Indigenista Missionário (CIMI).
‘Kuaray do Sul’ conta história de uma liderança que representa o sentimento de força do índio em seu modo de estar vivo até hoje, apesar do massacre que se abateu sobre o povo guarani e dos 250 anos de uma tristeza que não se apaga.


