O site do Jornal JÁ publicou agora há pouco uma matéria sobre um suposto esquema de caixa dois na campanha do candidato Raul Pont, do PT, para a Prefeitura de Porto Alegre. Segundo um assessor do partido que participou da campanha e que não foi identificado pela reportagem, Delúbio Soares, ex-tesoureiro da sigla, e Marcos Valério, sócio de agências de publicidade, manejaram o caixa que agregou mais R$ 700 mil à propaganda no segundo turno.
Alguns pontos comprovam a existência do caixa dois na campanha, segundo a reportagem. Um deles é que, durante a campanha, houve uma greve dos profissionais de mídia e eletrônica que trabalhavam para o PT, devido a atrasos de salário. Após apoio enviado pelo Diretório Nacional do partido, eles voltaram ao trabalho. A reportagem revela que houve uma intervenção na campanha de Pont no segundo turno, que foi pré-paga pelo Diretório Nacional. “O dinheiro veio na forma de serviços contratados e profissionais de outros estados, pagos através da agência de Duda (Mendonça), no valor de R$ 700 mil, dispensando parte da equipe local”. Como conseqüência, o jornalista Augusto Fonseca, vindo de Belo Horizonte, foi imposto como coordenador da campanha. Confira o texto na íntegra, no site do JÁ.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial