Criada pela Coordenadoria Municipal de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, a Revista do Conselho LGBT apresenta, em sua primeira edição, a história de ativismo de cada integrante do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do município. A publicação foi lançada na última terça-feira, 17, data em que se celebra o Dia Municipal de Combate à Homofobia.
A atuação de cada conselheiro em diversos segmentos, como cultura, esporte, juventude, acessibilidade, das comunidades tradicionais de matriz africana é divulgada na publicação. Na cerimônia de lançamento, a vice-prefeita Beth Colombo elogiou o material e destacou a promoção de políticas públicas para o bem-estar da população e para um serviço público de qualidade, bem como fomentar o respeito e a igualdade de todos.
De acordo com o secretário especial da Coordenadoria de Políticas da Diversidade e Comunidades Tradicionais, Rogério Ambieda, o preconceito com pessoas LGBT ainda é um problema secular enraizado na sociedade. “Segundo dados do Disque 100 – disque direitos humanos da Presidência da República –, uma pessoa é vítima de homofobia por dia no Brasil”, explica. Para combater essa realidade, o secretário enfatizou a estrutura de serviços da Prefeitura, como a própria Coordenadoria, o Cartório da Diversidade, a Rede Arco-Íris, com o Conselho LGTB, com os movimentos da sociedade civil, e das ações vinculadas ao Programa Canoas Preconceito Zero.
Para a representante do Conselho Municipal LGBT de Canoas, Bianca Hilgert, as políticas LGBT do município têm avançado. “Aqui, conseguimos tratar de forma clara e aberta. Temos um conselho que é proativo e parceiro das ações da Prefeitura na luta contra a LGBTfobia e na garantia de direitos”, defende.
Criado em 2015, o Conselho LGBT é um espaço de diálogo entre governo e sociedade civil sobre políticas públicas para as pessoas LGBT. Canoas ainda conta com a Rede Arco-Íris, uma rede de serviços públicos interligada, a fim de melhor atender às pessoas que venham a sofrer algum tipo de violência por motivação de homofobia.
Participaram do evento o representante da Câmara de Vereadores de Canoas, vereador Paulinho de Odé, autor do projeto que instituiu o Dia Municipal de Combate à Homofobia; o representante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RS, Vagner Oliveira; a miss Diversidade do RS, Josiane Oliveira; a vice-miss Diversidade de Canoas, Natasha Vogel; a miss Trans Diversidade de Canoas, Desiree Oliveira; vice-miss Trans Diversidade de Canoas, Luísa Abreu; e o mister Diversidade de Canoas, Eduardo Siqueira.

