Além disso, elas participarão, junto com a socióloga e militante na pauta de habitação, Ceniriani Vargas - mais conhecida como 'Ni do Movimento', vereadora suplente de Porto Alegre. Ela lidera um coletivo popular de comunidades vulneráveis da Capital - da mesa de debate sobre os significados de lar. O intuito é conversar sobre como esse conceito representa mais do que um espaço físico ao envolver questões afetivas, simbólicas e de identidade.
A revista
A Sextante número 64 traz 17 reportagens que abordam diferentes significados da palavra lar, indo além do convencional de moradia. Dentre elas, estão as histórias das acolhedoras casas de avós, a percepção de artistas circenses e o cotidiano de mulheres apenadas, que ressignificam o conceito nos presídios. A revista também aborda o processo de reconstrução de lares após as enchentes em Porto Alegre, o dia a dia em repúblicas de atletas e as lendas que envolvem as casas mal-assombradas.
A Sextante é uma revista-laboratório, produzida na versão on-line e impressa para a disciplina de Laboratório de Produção Editorial do curso de jornalismo da Ufrgs. Há 35 anos, a publicação serve como espaço de experimentação e prática jornalística para os alunos, que são responsáveis por todas as etapas de produção. As reportagens foram desenvolvidas em duplas e orientadas pelas professoras-editoras Gisele Reginato e Thaís Furtado, e a doutoranda Sílvia Lisboa. A edição inclui a participação do projeto de extensão Ilustraê, coordenado pela docente do Instituto de Artes da Ufrgs, Paula Mastroberti, que produz ilustrações para a narrativa visual da revista.