Roberto Jardim lança livro sobre futebol e política

Obra reúne mais de uma centena de crônicas e fragmentos, divididos em cinco capítulos

Livro está na reta final da campanha de pré-venda - Crédito: Divulgação

Muitos acreditam que futebol e política não se misturam, porém, é justamente o contrário disso que o jornalista Roberto Jardim quer revelar em seu novo livro 'Um outro futebol - pequenas histórias da bola'. Na reta final da campanha de pré-venda, o autor defende que a obra é um título essencial para 2022, um ano de Copa do Mundo que se envolve com todo o cenário geopolítico. Interessados podem adquirir seu exemplar por meio deste link.

Ao longo de mais de uma centena de crônicas e fragmentos, divididos em cinco capítulos, a obra objetiva mostrar que política e futebol "não se misturam. São uma coisa só. Da origem do universo à derradeira discussão de botequim sobre futebol raiz x futebol moderno", como brinca o prefácio assinado por Xico Sá. No livro, o autor ainda conta "como um esporte que nasceu elitista, racista e machista virou campo de luta de operários, negros e mulheres", segundo resume o escritor Sérgio Rodrigues.

Para tanto, essas histórias são dispostas de forma temporal, desde quando as regras surgiram na Inglaterra até a atualidade. E como nas obras 'Além das 4 Linhas', de 2016, e 'Democracia Fútbol Club', de 2018, o jornalista e pesquisador Roberto "nos brinda com dribles e firulas de um lirismo que tanto faz falta na crônica brasileira", ressalta Sá. Para lançar 'Um Outro Futebol', o autor contou com a edição e o projeto gráfico do publisher Antônio Luzzatto.

Comentários