Notícias

Rodoviária do interior assume reformas

Espaço em Caxias do Sul passará por processo de revitalização

A partir do ano que vem, os usuários da Estação Rodoviária de Caxias do Sul encontrarão o terminal com várias melhorias. Haverá reforma dos banheiros da plataforma de embarque e desembarque, implantação de fraldário unissex, melhoria do túnel de acesso à plataforma e mudanças no piso da rampa para cadeirantes. Glauber Gobatto, diretor da Marietti & Cia Ltda, empresa que administra o espaço, informou que as obras têm como uma das prioridades a melhoria nos acessos para deficientes físicos. A empresa estuda, em um projeto com a Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), a acessibilidade universal aos portadores de deficiências visuais.

Os projetos foram anunciados na manhã desta quarta-feira, 30, na apresentação da primeira etapa de revitalização da rodoviária. As reformas, iniciadas em 2007, tiveram um investimento de R$ 1,2 milhão e foram feitas pela empresa que administra o terminal por meio de concessão do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Com investimentos em tecnologia, a rodoviária passou a oferecer a compra integrada, serviço que permite adquirir em Caxias o bilhete de retorno e a extensão para outras localidades, além do destino inicial. Isso é possível pela integração existente entre mais de 80 estações rodoviárias no Rio Grande do Sul. As passagens podem ser compradas pela internet, por meio da transferência on-line. A empresa ampliou de 6 para 12 o número de postos de atendimento, um deles específico para venda pela internet, e investirá na ampliação de pontos físicos de venda. Está prevista para o dia 15 a inauguração de um posto de venda de passagens no Shopping San Pelegrino.

Na primeira etapa da reforma estrutural, o diretor destaca a revitalização do saguão de entrada, com novos assentos e lixeiras. Um lado do saguão foi dedicado à ilha de serviços, com caixas eletrônicos, sanitários reformados, posto de informações da Secretaria de Turismo e bebedouro. Na outra parte está a ilha de vendas. A adoção de fila única para os guichês, uma das solicitações dos usuários em pesquisas, também foi implementada.

As melhorias feitas também buscam criar condições de aumentar o fluxo de passageiros, que apresentou queda de 20% nas últimas duas décadas. O pico de movimento foi em 1989, com 1,4 milhão de embarques. Em 2010, este número caiu para 1,120 milhão. De acordo com o diretor, as principais motivações são o aumento no uso do carro particular, a autorização para embarques ao longo das rotas metropolitanas e o transporte clandestino. No total mais de 250 mil pessoas circulam mensalmente pela Estação Rodoviária, que atende a 170 localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.