O Ministério da Comunicação autorizou o funcionamento de rádios comunitárias em mais nove municípios do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 31, em que se concederam os direitos de operação do Serviço de Radiodifusão Comunitária pelo prazo de dez anos. O destaque fica para a cidade gaúcha de Rosário do Sul que foi uma das contempladas nas portarias.
De acordo com a Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária (Abraco), são mais de 400 emissoras do tipo no Rio Grande do Sul, estando a cidade da região do Pampa gaúcho apta a receber rádios comunitárias a partir de ontem. Os demais municípios são: Alagoinha (PE), Araraquara (SP), Augustinópolis (TO), Canto do Buriti (PI), Morro do Pilar (MG), Piquet Carneiro (CE), Santa Tereza do Oeste (PR) e Uruaçu (GO).
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirma que, ao fortalecer o serviço de radiodifusão comunitária, o objetivo é ?promover a participação social e levar cultura e entretenimento para todos os brasileiros?. As novas concessões beneficiarão em torno de 400 mil pessoas.