A abertura do XVII Salão Internacional de Desenho para Imprensa (Sidi) e divulgação dos premiados será nesta quinta-feira, 19, às 19h, na Galeria dos Arcos, no térreo da Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). A mostra ficará em cartaz até o dia 26 de abril. Paralelamente, no 4º andar da Usina, ocorre a Exposição de Quadrinhos Internacionais, promovida pelo Neorama dos Quadrinhos.
O Sidi acontece desde 1992 e todas as edições foram realizadas pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura com apoio da Grafar – Grafistas Associados do Rio Grande do Sul. Neste ano, participaram do júri de seleção a artista plástica Cylene Oliveira Dallegrave, o cartunista e editor Fraga, o instrutor de arte José Francisco Alves, o cartunista Leandro Hals e o instrutor de arte Renato Garcia Santos.
Já o júri de premiação das obras foi formado pelo cartunista Alisson Afonso, pela jornalista, designer e editora Clô Barcellos, pelo cartunista Francisco Juska, pelo cartunista e jornalista Celso Schröder e pelo cartunista Wagner Passos. Ao total, foram selecionadas 70 obras com a participação de 158 artistas nas categorias Cartum, Charge, Caricatura, História em Quadrinhos e Ilustração Editorial.


